Cartão Vip Planalto

Conheça as vantagens e benefícios do cartão e peça já o seu. É Grátis!
Você está aqui: Home / Receitas Especiais / Vida longa para seus eletrodomésticos

Vida longa para seus eletrodomésticos

Vida longa para seus eletrodomésticos Batedeira, liquidificador, espremedor de sucos... Esses equipamentos facilitam a vida de quem cozinha. Mas para manter a higiene e durabilidade é preciso limpá-los da maneira adequada, evitando o aparecimento de fungos, bolor, ou desgaste desnecessário. Siga as dicas de conservação e prolongue a vida útil dos seus eletrodomésticos.

Faxina nota 10!
Uma vez ao mês faça uma limpeza caprichada nos seus aparelhos. Use uma escovinha ou palito de madeira para alcançar aqueles minúsculos locais que podem acumular resíduos de alimentos. Mas atenção: limpe a área próxima ao motor apenas com pano úmido, nunca use diretamente água.

Batedeira
Lave as peças e acessórios com água morna e detergente, para que fiquem livres de odores e gordura, e seque-as bem. Limpe o exterior apenas com um pano úmido e detergente, depois passe um pano úmido e seque normalmente. Para limpar botões e outras áreas que costumam acumular sujeira, use uma escovinha ou palito de madeira.

Cafeteira elétrica
Resíduos minerais deixados pela água podem entupir seu aparelho. Para evitar esse problema, faça uma limpeza nos componentes internos a cada dois meses. É simples: basta misturar uma xícara (chá) de vinagre com duas xícaras (chá) de água. Coloque essa solução no recipiente “para água”, coloque um filtro de papel e ligue sua cafeteira, deixando-a finalizar o processo, como se estivesse preparando café. Jogue fora o filtro de papel e a mistura de vinagre e deixe a cafeteira esfriar por 15 minutos, desligada. Enxágue todas as partes que passaram por esse processo. Em seguida, repita o procedimento, mas apenas com água limpa.

Espremedor de frutas
Por causa dos ácidos liberados pela laranja e limão, o aparelho amarela após um tempo de uso. Para mantê-lo claro e limpo, pelo menos a cada 15 dias, prepare uma solução misturando 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio com 4 xícaras (chá) de água. Coloque as peças que ficam em contato com a fruta de molho nessa mistura por cerca de uma hora. Em seguida, enxágue em água corrente e seque bem. Limpe o exterior com um pano úmido e detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque normalmente. Use uma escovinha ou palito para limpar cantinhos, botões e outras áreas que acumulam sujeira.

Liquidificador
Coloque água morna até metade do copo do liquidificador. Adicione metade de um limão, tampe e ligue o aparelho, deixando bater por alguns segundos. A casca do limão ajuda a eliminar qualquer partícula residual e o suco retira odores. Já para eliminar gordura, repita o processo colocando um pouco de água e detergente dentro do copo do liquidificador. Bata por alguns segundos e enxágue bem. Limpe o exterior do aparelho apenas com um pano úmido, com detergente, e seque normalmente. Com uma escovinha ou palito, limpe botões e outras áreas que acumulam sujeira.

Sanduicheiras
Após o uso, deixe o aparelho esfriar e em seguida limpe as placas de aquecimento com toalha de papel ou um pano umedecido e seque-as com pano seco. Se ainda assim resíduos do recheio estiverem grudados na sanduicheira, siga a dica: unte as placas com um pouco de óleo de cozinha, ligue o aparelho por alguns minutos e, em seguida, remova delicadamente os resíduos com a ajuda de uma esponja macia. Nunca use objetos cortantes, palha de aço, buchas ou limpadores abrasivos para limpar a sanduicheira.

Centrífuga
Para limpar as partes plásticas, que amarelam com o uso, deixe-as de molho na solução de 1 xícara (chá)de bicarbonato de sódio misturado com 4 xícaras (chá) de água, durante uma hora. Já as peças de inox devem ser lavadas com água e detergente para remover a gordura acumulada. Em seguida, deixe-as de molho num recipiente com 1 litro de água e 1 xícara de chá de suco de limão, para que recupere o brilho.


Cuidados com a segurança
- Antes de limpar o aparelho, desligue-o e retire o plugue da tomada.
- Sempre seque as mãos antes de ligar ou desligar o aparelho da tomada.
- Lave com cuidado as lâminas afiadas dos aparelhos.
- Verifique regularmente se os cabos dos aparelhos estão desgastados e o que pode torná-los perigosos.


Evite desgastes desnecessários
- Mantenha seus eletrodomésticos longe do fogão, prevenindo danos causados pelo calor.
- Use o aparelho na velocidade indicada, para evitar a sobrecarga do motor. Na dúvida, consulte o manual de instruções.
- Guarde os acessórios de forma correta: pendure as pás da batedeira em ganchos para evitar o mofo. E para impedir ferimentos, não coloque as lâminas em gavetas. Guarde-as na própria embalagem do aparelho.



© Supermercados Planalto - As imagens dos produtos no site são meramente ilustrativas. As ofertas são válidas por tempo indeterminado ou enquanto durar o estoque.