Cartão Vip Planalto

Conheça as vantagens e benefícios do cartão e peça já o seu. É Grátis!
Você está aqui: Home / Receitas Especiais / Sorvete de Chocolate

Sorvete de Chocolate

Sorvete de Chocolate

Ingredientes

155g de açúcar refinado

4 gema grandes (se forem pequenas, coloque 5 unidades)

375 mL de leite integral

375 mL de creme de leite fresco

185g de chocolate em barra meio amargo, ralado ou cortado em pedaços bem pequenos

3 colheres (sopa) de cacau em pó

2 colheres (chá) de extrato ou essência de baunilha

Modo de Preparo

1. Em uma tigela grande, usando um batedor de ovos (fouet), bata bem as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo.

2. Coloque o leite e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Quando ferver, desligue o fogo e coloque o chocolate picado e o cacau em pó. Misture bem até que o chocolate derreta e seja incorporado ao leite e creme de leite.

3. Junte o leite com chocolate ao creme de gemas, misture rapidamente e muito bem. Depois de bem misturado, volte tudo para a panela e leve ao fogo bem baixo, mexendo sem parar até que o líquido fique um creme espesso. Este processo leva em torno de 10 a 15 minutos. Importante! É imprescindível que o conteúdo seja cozido em fogo baixo. Se for cozido em fogo alto, as gemas cozinham muito rápido e formam grumos no sorvete.

4. Quando engrossar ligeiramente, retire do fogo. Adicione a essência de baunilha e leve para a geladeira até gelar completamente.

5. Leia as instruções da sua máquina de sorvete e, se necessário, deixe o bowl da máquina na geladeira por no mínimo 12 horas. Algumas máquinas não exigem este procedimento.

6. Quando a mistura de sorvete estiver bem gelada, coloque-a no bowl da máquina de sorvete e bata por aproximadamente 40 minutos ou até adquirir consistência de sorvete. Lembre-se de que o sorvete caseiro fica com um aspecto mais cremoso que o comprado pronto.

7. Leve ao freezer por no mínimo 6 horas antes de servir.


© Supermercados Planalto - As imagens dos produtos no site são meramente ilustrativas. As ofertas são válidas por tempo indeterminado ou enquanto durar o estoque.