Cartão Vip Planalto

Conheça as vantagens e benefícios do cartão e peça já o seu. É Grátis!
Você está aqui: Home / Notícias / Alimentos sem glúten ou lactose devem ficar separados dos comuns nos mercados.

Alimentos sem glúten ou lactose devem ficar separados dos comuns nos mercados.

23/03/2015
Clique nas fotos para ampliá-las. Clique a foto para ampliá-la.
 




Medida serve para facilitar a procura dos consumidores e evitar contaminação cruzada com produtos convencionais.


 





Mercados, supermercados, hipermercados ou estabelecimentos similares devem exibir, em local específico e de destaque, produtos alimentícios recomendados para pessoas com diabetes, intolerantes à lactose e com doença celíaca.
A medida vale para os estabelecimentos que mantenham mais de três caixas registradoras para atendimento aos consumidores. As empresas que infringirem a lei poderão ser multadas no valor de R$ 500,00 a R$ 25 mil. A pena pode ser dobrada em caso de reincidência.
Os produtos, conforme determina o decreto nº 12.193, podem ser acomodados em um corredor, gôndola, prateleira ou quiosque. Produtos light e diet, apesar de alojados no mesmo ambiente, devem ser dispostos de forma totalmente separada, com indicação clara e destacada em cada tipo de produto.
A intenção, segundo a nutricionista Eliane B. Flamia Cotrim, é facilitar a compra desses itens não só por intolerantes à lactose e celíacos, como também por diabéticos e outros pacientes que ficam espalhados pelo mercado, além de evitar a contaminação cruzada de produtos destinados aos celíacos, como o contato entre farinha comum e sem glúten, visto que alergias rigorosas são comuns entre esses pacientes. Estes itens deverão estar protegidos tanto nos locais de exposição quanto de armazenamento. "Temos percebido que a busca por tais produtos é uma tendência não só de clientes que são intolerantes como daqueles que querem cuidar da saúde", ressalta Eliane, nutricionista dos Supermercados Planalto.


Nossas lojas estão prontas para atendê-los! Separamos os produtos sem glúten, sem lactose, diet e light, para facilitar sua compra e não contaminar com glúten dos demais alimentos, ou seja, opções para você que busca saúde e qualidade de vida. Venha conferir!





© Supermercados Planalto - As imagens dos produtos no site são meramente ilustrativas. As ofertas são válidas por tempo indeterminado ou enquanto durar o estoque.